Visual and Digital Arts

Preenche para receberes mais informação

Mais informação

Visual and Digital Arts

O curso de Visual and Digital Arts visa oferecer um desenvolvimento conceptual e empírico no contexto das artes plásticas e comunicação visual com um foco nos novos meios de produção artística e cultural. Caracteriza-se por ser um curso teórico-prático com uma enorme componente interactiva entre alunos, formadores, artistas e pensadores convidados, dando aos alunos ferramentas de pensamento e criação artística.

Objetivos

No contexto contemporâneo, a que alguns poderão intitular de 4ª revolução referindo-se a uma nova realidade antropológica onde, por influência do digital e de uma transição para um momento em que a presença de superinteligência, IA, biotecnologia, nanotecnologia, entre outros elementos, transformam a sociedade e a realidade tal como a conhecemos, somos espectadores de um novo paradigma em que a ficção científica se transforma exponencialmente em fatos reais.

Com um olhar sobre esta nova realidade que influencia toda a produção artística e cultural, os objectivos deste curso visam a formação de profissionais na área das artes plásticas e comunicação visual desenvolvendo skills técnicos de produção artística e pensamento crítico com o enfoque na área dos new media, arte interactiva, som, imagem, vídeo, realidade aumentada, inteligência artificial e novos formatos de comunicação digital no contexto artístico.

Com um enfoque teórico-prático este curso estimula um novo pensamento sobre a produção artística de uma era pós-internet dando meios para que o aluno desenvolva no seu processo conceptual e de criação uma produção artística com um novo olhar e com meios técnicos que lhe permitam fazer face a novas realidades expositivas e o controle de novas ferramentas e suportes de comunicação e produção artística.

Do processo teórico relacionado com o pensamento conceptual, a pesquisa, trabalho de campo, registo e diferentes metodologias de input, até ao domínio de ferramentas e novos suportes, este curso visa também treinar um novo olhar para a realidade e sua rápida transformação, colocando o aluno em contato com outros artistas e profissionais da comunicação, desenvolvendo trabalho quer individual quer de equipa na produção de novos formatos artísticos.

Pretende-se aqui formar indivíduos capazes de trabalhar do analógico ao digital, do desenho formal ao interactivo, do som à luz e da matéria à não-matéria. Entre a pintura, fotografia, vídeo, 3d, realidade virtual e aumentada e outros modos de comunicação e produção artística o aluno conta com um vasto espectro de produção artística e cultural e de elaboração de um novo pensamento face às novas oportunidades de criação e aos novos espaços e meios de exposição e de apresentação artística. Pretende-se também que o aluno e criador desenvolva novas capacidades de comunicação, apresentação, publicação e técnicas de exposição na elaboração de texto, formato livro na sua materialização física e digital às ferramentas de publicação online e interactivas.

Conteúdos e Metodologia de Ensino

CONTEÚDOS 

Os conteúdos apresentados passam por ferramentas teóricas e práticas na produção artística contemporânea, da pesquisa, trabalho de campo e escrita à produção artística analógica, digital e new media. 

Serão abordadas as ferramentas formais de investigação, tratamento de dados e material recolhido, bem como a posterior produção artística que passa pelas ferramentas formais das artes plásticas como o desenho, pintura, escultura, fotografia, entre outras, ao trabalho de estúdio e contacto com novos media e suportes de comunicação e seu domínio na produção digital e sua apresentação formal.
Durante o decorrer do curso os alunos irão ter contacto com as várias disciplinas de pesquisa e criação digital, acompanhamento teórico-prático e tutoria, bem como a criação de obras, sua divulgação, apresentação pública e defesa.

METODOLOGIA DE ENSINO 

Ao longo do curso trabalhar-se-á com um campo ampliado no qual participam as práticas artísticas clássicas como o desenho, pintura ou escultura, o cinema, a fotografia, o design e o vídeo, bem como as novas práticas interactivas e new media, privilegiando-se os cruzamentos transdisciplinares. As aulas teóricas e práticas serão conjugadas não só ao visionamento de filmes, leituras de portfólios de artistas nacionais e internacionais relevantes e visitas a museus e galerias, como também à masterclasses de artistas, curadores e pensadores convidados, dando ao aluno acesso aos contextos plurais e diversificados de criação, produção e exibição artística contemporânea.
A formação ao longo do curso garante que os alunos desenvolvam e aprofundem as suas práticas e processos de investigação, articulando abordagens teóricas, metodológicas, conceitos, práticas e referenciais artísticos de acordo com os projetos de pesquisa individuais, o que levará à formação inicial de um corpo de uma obra e de uma trajetória artística. 
No final do curso, com tutoria individual e em grupo, os alunos serão desafiados a criar um projeto expositivo conjunto, no qual serão abordados aspectos como: montagem, composição espacial, publicação/ catálogo, documentação, entre outros aspectos expositivos. 

Metodologia de Avaliação e Singularidades do Curso

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO 

A avaliação do aluno é contínua, sendo considerados: participação e envolvimento com as atividades propostas, capacidade crítica, reflexiva e de articulação entre teorias, narrativas e linguagens na produção artística individual. Nos seminários temáticos, produção de papers, criação de narrativas visuais, projeto final e exposição, o aluno será avaliado segundo os seguintes critérios: organização e estrutura das apresentações, capacidade de compreensão e problematização das questões abordadas, posicionamento crítico, criatividade, domínio dos suportes escolhidos, pertinência e qualidade técnica das imagens. 

SINGULARIDADES DO CURSO 

- Componente de investigação teórico-conceptual para a criação dos projetos artísticos individuais

- Cruzamento transdisciplinar entre as diversas práticas artísticas (desenho, pintura, fotografia, vídeo, performance, escrita, design, som, arte interactiva e novos suportes digitais) 
- Contacto permanente com artistas, curadores e pensadores de referência no meio artístico nacional e internacional
- Visitas guiadas a estúdios e instituições culturais com enfoque em novos formatos de produção artística 

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Artista Plástico
Artista Visual
Curador em New Media Art
New Media Artist
Interactive Artist
Interactive Designer
New Media Designer 
Diretor de Arte
Social Media Consultant
Social Media Designer