Artes Performativas

Preenche para receberes mais informação

Mais informação

Artes Performativas

A Cascais School of Arts & Design em parceria com a  Escola do Largo, no Largo do Chiado em Lisboa, apresentam o Curso Intensivo de Artes Performativas com a duração de um ano letivo, e uma forte componente prática, centrada no trabalho em laboratório de criação, nas três áreas interpretativas performativas. Serão desenvolvidas ao limite as capacidades interpretativas dos alunos, procurando que corpo e voz se fortaleçam na procura de uma vulnerabilidade e empatia, colocadas ao serviço de uma expressão artística total.

Introdução

Um curso, único a oferecer em Portugal um ensino integrado da dança, da música e do teatro que oferece aos alunos uma educação artística de elevada exigência e que fomenta um crescimento artístico, intelectual e pessoal, que lhes permita o desenvolvimento de carreiras artísticas de sucesso, bem como um papel ativo como cidadãos e líderes nas suas áreas de intervenção. 

Os alunos são colocados num contexto de trabalho orientado para a apresentação pública da sua atividade criativa, num contexto de aprendizagem internacional, onde contactarão com a obra de diversos artistas e professores de renome, através de master-classes que complementam a formação regular.

Os alunos serão também acompanhados numa experiência individual, num trabalho de tutoria, acompanhados por um profissional designado pela direção do curso.

O curso terminará com apresentação de showcase, para o qual serão convidados os principais líderes da comunidade artística.

Objetivos e Conteúdos

Objetivos

Formação de profissionais das Artes do Espetáculo com um entendimento global da criação artística performativa.
Contribuição para a formação de artistas conscientes do seu papel na comunidade, e da necessidade da arte nas decisões sociais relevantes.
Formação de artistas com a capacidade de enfrentarem um mercado global, altamente competitivo, onde a mobilidade internacional faz parte da experiência e do percurso profissional.
Oferecer aos alunos uma experiência pessoal que permita o seu desenvolvimento e aperfeiçoamento das características individuais.

Conteúdos

Este curso oferece uma formação fundamental nas áreas artísticas das artes do espetáculo, fornecendo também aos alunos uma compreensão do contexto artístico atual, nas suas componentes de criação e produção. Oferece ferramentas de ligação entre todas as áreas que compõem o objeto performativo.

Aspetos Práticos

Metodologia de Ensino

É uma formação fundamentalmente prática, feita de trabalho em laboratório, com a criação coletiva e individual como base da progressão ao longo do ano. É obrigação e responsabilidade do corpo docente a transmissão das técnicas interpretativas fundamentais de cada área artística.

Metodologia de Avaliação

A avaliação é contínua, e fundamentada na crítica semanal aos trabalhos apresentados, com uma preocupação num desenvolvimento individual de cada aluno. A vulnerabilidade individual e a procura de empatia de grupo, são os princípios motivadores do trabalho docente.

Singularidades do Curso

Curso claramente orientado para uma formação artística de qualidade, única em Portugal pelo caráter integrado das 3 áreas performativas. Corpo docente internacional, fomentando a integração dos alunos numa mobilidade e relação com um mercado laboral cada vez mais abrangente.
Oferta de estágios profissionais remunerados aos 2 melhores alunos do curso.
O curso será lecionado em articulação com as atividades do Centro Internacional de Dramaturgia da Guarda.

Saídas Profissionais

Atores de teatro, cinema e televisão. Encenadores. Bailarinos. Coreógrafos. Músicos e produtores de música popular.