Design de Hotéis e Restaurantes

Preenche para receberes mais informação

Mais informação

Design de Hotéis e Restaurantes

O curso de Design de Hotéis e Restaurantes prepara-te para o desenvolvimento prático, criativo e técnico de hotéis e dos seus espaços inerentes, desde a recepção, ao lounge, passando pelo restaurante, spa e ginásio, salas de reunião e quartos. O plano de estudos compreende uma forte vertente prática, interação entre equipa e conhecimento teórico e atual através de apresentações, workshops, palestras, discussões em grupo e visitas de estudo.

Acerca do Curso

A Hotelaria é uma área em constante expansão e inovação, impactando sectores transversais ao desenvolvimento económico, sociocultural, tecnológico e ambiental do país.

Esta inovação materializa-se não só no desenvolvimento e construção de novas unidades hoteleiras, mas acima de tudo no desenvolvimento de novas tipologias, conceitos arquitectónicos e espaços interiores distintos e únicos.

Os hotéis deixaram para trás a sua função puramente funcional de hospedagem e, têm vindo a assumir-se, cada vez mais, como locais de eleição preferenciais e singulares nos roteiros turísticos mundiais e nacionais.

Oferecendo experiências sensoriais únicas aos hóspedes que os visitam e os elegem para as suas férias. O “monobloco” hotel saiu das sombras, para assumir um papel preponderante na oferta turística, concorrendo muitas vezes, com edifícios icónicos pelo reconhecimento de paragem obrigatória nas rotas turísticas.

Se, por um lado, todos os espaços são criados e imaginados tendo em conta o
estabelecimento de uma estreita relação com quem os habita, desde o Lobby, passando pelo(s) restaurante(s) e quartos. Por outro, não é menos verdade, que o desenvolvimento de uma unidade hoteleira não pode ficar indiferente aos contextos que a rodeiam. Seja do ponto de vista puramente funcional - lazer, trabalho, ou férias -. Seja do ponto de vista económico e segmentação do mercado - oferta de luxo vs. oferta estandardizada - . Ou, por último, no contexto social e geográfico - intimidade e integração dos espaços na paisagem que os rodeia. Todos estes fatores determinam como definimos, desenhamos e criamos um hotel.

Objetivos do Curso

- Especializar designers de interiores para uma indústria única e em forte expansão, como a de hotelaria e restauração;

- Definição de Hotel, organização espacial e Interligação de áreas públicas e privadas, suas especificações;

- Estudar e analisar a evolução e diferentes tipologias de hotéis e restaurantes;

- Perceber todo o processo criativo e de construção de um hotel e restaurante, desde o conceito, à representação 2d e 3d, comunicação com cliente, à coordenação entre consultores e à execução técnica do projecto;

- Encontrar soluções inovadoras no que toca ao design, construção e budget tendo em consideração um briefing com cliente;

- Assimilar conhecimentos em mobiliário, iluminação e materiais específicos à indústria;

- Gestão de cliente e de projecto no que toca a apresentação, contratos e calendarização;

- Conhecimento técnico de legislação e construção no que toca a hotelaria e restauração;

- Desenhar uma zona privada e pública de um hotel e entender a importância do design como potenciador de facturação de um hotel;

- Interacção com intervenientes do processo, desde o hotel, ao chefe, ao fornecedor de materiais, ao artista, entre outros;

A Quem se Destina o Curso

O curso de design de hotéis e restaurantes exige conhecimentos intermédios de Design de Interiores, sendo este curso uma especialização.

Neste sentido dirige-se a estudantes e profissionais das diferentes áreas da Arquitectura, Design e Decoração, empreendedores ou clientes finais que queiram reflectir, transformar ou adquirir conhecimentos em espaços de hotelaria.